Comentar/adicionar no Comentarium

sexta-feira, 10 de junho de 2011

A importância do Pai

Jesus veio apresentar Deus como Pai. No velho testamento Deus não era apresentado de forma tão íntima assim. Na passagem do filho pródigo, em Lucas 15, fica bem claro a visão que Deus tem da responsabilidade e da postura correta de um pai.
O aspecto que quero abordar é que a primeira referência que o ser humano tem de Pai é do Pai terreno e este papel é associado a Deus quando ouvimos falar dEle. Portanto, a primeira referência de Deus na vida de alguém é manifestada no papel do Pai terreno.Perceba a importância de um pai na vida de seu filho.
O relacionamento de uma criança com seu pai natural será levado para o seu relacionamento com Deus, em um primeiro momento.

O pai pode contribuir grandemente para seu filho iniciar um relacionamento com Deus ou ser um instrumento infernal para impedir a salvação eterna de sua prole. Uma criança pode ter seus caminhos abertos para o seu futuro. O relacionamento com Deus é a base para qualquer pessoa se relacionar com os demais semelhantes e isso implica em relacionamentos pessoais e profissionais. Uma pessoa com uma referência ruim de pai terá sérios problemas para se relacionar com Deus e consequentemente terá problemas nas outras áreas de sua vida. Essa pessoa NÃO SERÁ IMPEDIDA de ser salva ou abençoada, MAS TERÁ QUE REALIZAR UM ESFORÇO MUITO MAIOR. Para romper esses limites deverá haver cura e libertação. Esse relacionamento é prejudicial quando é muito repressivo ou muito permissivo, os dois extremos são péssimos. Para desempenharmos um papel de pai alinhado com a palavra precisamos conhecê-la. Os homens costumam agir por suas próprias experiências pessoais, porém Deus quer que conheçamos a sua vontade.

Nesta ótica é fundamental entendermos o peso da responsabilidade que temos no desempenho da missão de ser Pai e da necessidade extrema que temos do AUXÍLIO DO ESPÍRITO SANTO para cumprirmos esta nobre, mas pesada missão. Todo caminho nesta vida está diretamente ligado ao nosso relacionamento com Deus e TUDO o que fazemos tem consequências sérias.

Não há como negligenciar a realidade. A realidade da vida é semelhante ao tempo, NÃO PODE SER IMPEDIDO, portanto devemos encará-lo e vivê-lo da melhor forma.

No meu caso fui privilegiado, pois tive um excelente relacionamento com meu pai e isso facilitou minha vida. 

Meu pai foi muito presente e soube equilibrar a disciplina com a liberdade. Sua autoridade era exercida, porém com sabedoria e inteligência. Logicamente houve falhas, mas no balanço final considero-me muito abençoado por Deus nesta área. Minhas experiências com Deus foram muito espontâneas. Aprendi a me submeter a sua vontade com muito menos esforço do que a maioria das pessoas que conheço.

Ninguém é perfeito, mas muitos não entendem isso e ficam se cobrando ou ainda cobrando os outros.


Fica então o alerta para você que já é pai se corrigir e, caso ainda não seja, desempenhar um papel segundo diz a palavra de Deus. Colhemos os frutos que plantamos. Isso é princípio divino.E para você mãe, permita o pai do seu filho cumprir o seu papel, pois a vida de seu filho está em jogo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Juliano em primeiro lugar queria parabenizar você por ter feito o blog e nele estar algumas pessoas que fizeram parte da vida do tio Lino.
Quando li o que você escreveu sobre a importância de um pai me emocionei, porque por experiência própria sei como um pai faz falta em todas as circuntâncias da vida, aliás uma família estruturada faz toda a diferença na vida de qualquer pessoa e ai que entra a presença do tio Lino, enquanto o meu pai se ausentou na minha educação esse homem que se Chamava Lino Correa se fez presente na minha vida, brincando e me dando conselhos nas horas que mais precisei, não era a toa que chamava ele de tio pai, porque para mim ele fez esse papel. Nos dias dos pais era para ele que dava as lembrancinhas que fazia. Hoje eu sei o quanto ele foi importante para eu ser a pessoa que sou hoje, não só ele como a minha querida tia ela sabe o quanto eu a amo e o ser especial que ela é na minha vida. Parabéns pela família que Deus te deu e agradeço todos os dias por esses dois seres fazerem parte da minha vida.Tia eu te amo muito viu e obrigada a vocês os dois por tudo.