Comentar/adicionar no Comentarium

sexta-feira, 22 de março de 2013

Esposa Fiel!

Na sociedade contemporânea o que mais se vê é a deterioração da família. Casamentos sendo vividos com irresponsabilidade. Pessoas que colocam seus cônjuges em pedestais e esperam a perfeição deles, porém quando a realidade de que todos erram vem a tona acabam se decepcionando. Cobram um do outro a perfeição e por isso se cansam, pois esperam algo que o outro nunca poderá dar. Pessoas que entram em um casamento para serem servidos, porém o sentido do casamento é servir o outro.
Apesar deste quadro degradante tive a graça de ver em meus pais pessoas compromissadas com Cristo e seu voto de Fé. Meu pai nunca agrediu minha mãe, sempre a respeitou e cultivou em casa a harmonia e a decência, na verdade presenciei a primeira discussão deles aos 15 anos. O cristianismo definitivamente NÃO É RELIGIÃO OU FREQUENTAR UMA IGREJA, cristianismo é vida com Jesus. O cristianismo é visto pelos frutos que damos durante a nossa caminhada.
Tenho pena das pessoas cegas que terão seus olhos abertos depois de já terem feito muito mau a seu próximo.
Mas vim aqui hoje para falar da minha mãe. Mulher virtuosa, edificadora do lar. É lindo e emocionante ver o quanto Deus se agrada de uma esposa e mãe que se empenha e honra a palavra de Deus cumprindo com seu papel dentro do lar. A minha amada mãe Delvair fez muita diferença durante toda a minha vida, porém na fase da doença do pai ela se superou.
Ela enfrentou praticamente sozinha 9 meses de sofrimento, angústia, incertezas e dificuldades. Vendo meu pai naquela luta, ficou firme ao seu lado, não arredou o pé em nenhum momento. Não a vi chorar na frente dele nenhuma vez se quer, mostrando o que mais lhe importava naquele momento era o bem estar do pai e não o dela. Lutou e sofreu ao lado dele, confiou em Deus. Foi uma verdadeira heroína.
Maezinha, não tenho palavras para descrever o bem que fizeste ao pai, ele mesmo reconheceu isso por diversas vezes, mesmo antes da enfermidade que lhe acometeu.
Aprendi e ainda aprendo muito contigo. Tenho levado comigo o ensinamento de que, custe o que custar, devo mater-me na posição que meus princípios me direcionam e vejo hoje que parte disto herdei de ti. Tu não mediste esforços para cumprir teu voto que fizeste no altar diante de Deus.
Me vem a mente outro fato interessante, vejo tantos casamentos sendo realizados com pompa, festas caríssimas, muitos convidados, porém não perduram por muito tempo. No casamento dos meus pais só haviam o padre Luis Caponne e os padrinhos e foi realizado em casa, sem festas, sem convidados, sem presentes, contudo a bênção de Deus estava ali e foi o suficiente para servir de exemplo para as próximas gerações. Gerações estas, se forem inteligentes, saberão se espelhar.
Saiba que somente Deus poderá te recompensar do bem que fizeste a mim e ao Pai.
Te amo guria! Feliz Aniversário!

Grande bj do teu filho!

quinta-feira, 7 de março de 2013

Últimos momentos com seu neto Gabriel


Hoje achei filmagens de meu pai com meu filho, foi o último encontro, neste mundo, dele com seu neto.
Quando vi não sabia se chorava de saudade ou me alegrava por saber que ele está com Jesus. Observei seu olhar sofrido, mas pacífico, contemplando a imagem de seu neto. Duas gerações que se despediam. Semelhante a uma corrida de revezamento, onde o atleta que está finalizando sua corrida passa o bastão para o outro que está iniciando a sua.
É lindo ver como Deus nos oferece momentos de tanta sabedoria e ensinamentos de uma forma tão simples. Na Bíblia diz que todos nós temos nossos dias contados (Jó 15.5), ou seja, um dia nossa corrida acaba, finda. O que consigo meditar nisto é que não temos o direito de desperdiçar tempo, pois a vida é uma contagem regressiva.
Não perca tempo, aproveite-o ao máximo. Mas cuidado com seu conceito de usufruir do seu tempo.
A única forma de fazermos BOM USO do tempo que nos resta é nos aproximarmos de Deus. O tempo que temos é Deus quem nos dá e Ele faz isso para nos proporcionar oportunidades de evolução e investimento no plano espiritual. Se a vida se resumisse ao plano terreno somente quão miseráveis seríamos. Resumir a vida a menos de 100 anos neste mundo de fome, miséria e inúmeras aflições é ser irracional. Focar nossos esforços em realizações exclusivamente materiais, sem propósitos maiores, é mais irracional ainda. Somos espíritos eternos vivendo em um corpo limitado que se deteriora ao passar dos anos, portanto nossa essência é eterna. Se somos eternos como podemos objetivar somente o efêmero? Não se engane, um dia chegará o fim de nossa vida terrena. O material é apenas um ferramenta para investirmos ainda mais no espiritual.
No fim da vida terrena nada mundano importa: dinheiro, fama, cultura, bens, etc. A única perspectiva que temos em nossa partida é TERMOS UM ENCONTRO COM DEUS.  E como pretender encontrar Deus do outro lado se investimos nosso tempo vivido SOMENTE nas coisas terrenas? Como esperarmos viver bem o mundo espiritual que nos aguarda se vivemos neste mundo focados em tudo o que é material e momentâneo?
O meu pai investiu na dimensão do espírito e deixou um legado que eu e meu filho devemos dar prosseguimento, pois um dia irá acabar o nosso tempo e completaremos nossa corrida.
Inevitavelmente tu terás que passar o bastão um dia, como tu desejas fazer isso?
Deus abençoe a todos!

Homem de caráter!


Um aspecto muito evidente no meu pai era seu compromisso com seus valores. Um destes era a honestidade. Sempre o vi abdicar de oportunidades que ofereciam benefícios em detrimento da preservação do seu conceito de honestidade.
É interessante como hoje as pessoas relativizam seus valores de forma que satisfazem suas necessidades sem parecer romper com seus princípios. O meu Pai vi por diversas vezes dizer não a tudo aquilo que se assemelhasse a algo que iria contra os seus valores. Essa era outra característica do meu Pai: HOMEM DE CARÁTER.
Será que temos nos comprometido com aquilo que acreditamos ser certo ou moldamos nosso caráter de acordo com as circunstâncias e oportunidades que aparecem? Não se engane, ser íntegro tem um preço. Cedo ou tarde somos provados nisso, mas tenha certeza que a escolha por seguir nossas convicções do que é certo É O MELHOR CAMINHO.

É difícil manter nossos princípios em meio a um MAR DE OPORTUNIDADES para transgredílos.