Comentar/adicionar no Comentarium

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Gastrite e Alimentação

FONTE: www.yahoo.com.br

A gastrite é uma inflamação da mucosa do estômago e seus sintomas mais comuns são dor, queimação e sensação de peso no abdômen em casos mais graves sangramento digestivo pode ocorrer.

“A ingestão de certos alimentos piora os sintomas de quem tem gastrite e, por isso, adotar uma dieta específica ou trocar certos alimentos por outros, ajuda a aliviar os incômodos sintomas, além de aumentar e melhorar a qualidade de vida”, explica o médico endoscopista do HC-FMUSP, Sérgio Barrichello (CRM-111.301).

Para Barrichello, antes de adotar qualquer dieta, o paciente deve conversar com o seu médico e avaliar a real situação do problema. “É importante ressaltar que nem sempre as dietas dispensam medicamentos”, reforça. No entanto, o especialista elaborou uma listinha de alimentos que devem compor o cardápio de quem quer se ver livre de dores e queimações estomacais. Confira:
  • Priorize hortaliças como couve, alface, hortelã, além dos chás como o de capim santo e camomila. Consuma vegetais e frutas cruas e beba bastante água nos intervalos das refeições.
  • Aposte nas ervas e temperos naturais como coentro, sálvia, salsa, tomilho, manjericão, cominho e hortelã para dar mais sabor aos alimentos.
  • Alimente-se com tranquilidade. Converse pouco durante a refeição, mastigando cerca de 25 vezes o alimento e evite ingerir líquido durante este processo.
  • Evite permanecer longo período de estômago vazio, procure fracionar ingerindo algo a cada três horas.
  • Beba leite de forma moderada, até mesmo o desnatado. O leite é alcalino e o pH do estômago, ácido. Quanto mais substâncias alcalinas forem ingeridas, mais ácido o estômago irá produzir podendo ocasionar sintomas indesejados.
  • Substitua a laranja pera por laranja lima, pois a lima  é  menos ácida.
  • Se for toma café, prefira o descafeinado, pois a cafeína estimula a produção de ácido pelo estômago.
  • Se quiser comer fritura, prepare em frigideira de teflon, sem óleo. E se puder, opte pelas versões grelhadas.

O que precisa ser evitado
Ainda, segundo Barrichello, alguns hábitos e alimentos devem ser evitados para evitar a progressão do problema. Portanto, risque do seu dia-a-dia:

  • Alimentos irritativos para a mucosa gástrica. Na lista estão: café,  álcool, temperos fortes (alho, cebola, molho shoyu, pimenta, catchup e mostarda), leite de vaca e derivados, refrigerante, fritura, gordura, molho de tomate, frutas sucos ácidos e alimentos de difícil digestão como pimentão e berinjela.
  • Fumar: o fumo pode piorar ainda mais os sintomas da gastrite, pois aumenta a produção de ácido no estômago.
  • Ingerir grande quantidade de alimento antes de se deitar. Por isso, crie o hábito de jantar mais cedo e aguarde duas horas para dormir.
  • Goma de mascar, pois ao mastigar, o estômago produz um ácido, pois entende que irá entrar alimento. E neste caso, o alimento não será deglutido.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Prazo para guarda de COMPROVANTES DE PAGAMENTO


Documento
Prazo de Guarda
Prazo de Precaução
Observações
1.1.1 Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF)e seu respectivo DARF
5 anos, contados a partir do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado

Os comprovantes devem ser mantidos durante os 5 anos subseqüentes ao da respectiva declaração, ou seja, 6 anos (Código Tributário Nacional, Lei 5.172/66, art. 173, I). O mesmo prazo aplica-se aos comprovantes utilizados na declaração do imposto de Renda
1.1.2 Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)e seu respectivo DARM
5 anos, contados a partir do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado
10 anos
Os comprovantes devem ser mantidos durante os 5 anos subseqüentes ao da respectiva cobrança (Código Tributário Nacional, Lei 5.172/66, art. 173, I). Depois deste prazo, a dívida prescreve e a Prefeitura não pode mais cobrá-la, porém, para efeito de comprovação de propriedade, é necessário manter o comprovante por 10 anos
1.1.3 Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)
5 anos, contados a partir do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado

Os comprovantes devem ser mantidos durante os 5 anos subseqüentes ao da respectiva cobrança (Código Tributário Nacional, Lei 5.172/66, art. 173, I). Na transferência de veículo, o comprador deve solicitar os últimos quatro anos, para evitar fraudes, uma vez que o vendedor pode apresentar o último pagamento, sem que os anteriores estejam pagos.
1.2 PAGAMENTO DE CONTAS DE CONSUMO (ÁGUA, LUZ, TELEFONE)
Documento
Prazo de Guarda
Prazo de Precaução
Observações
1.2.1 Comprovante de pagamento de conta de água, luz, telefone(inclusive o celular)
90 dias
5 anos
Por sua natureza de relação de consumo, o prazo é definido pelo Código de Defesa do Consumidor, Lei. 8.078/90, art. 26, II. Em caso de necessidade de questionamento de valores de tributos, seguir o Código Tributário Nacional, Lei 5.172/66, art. 173, I). Manter as contas também serve como garantia de manutenção dos serviços. Caso o fornecedor alegue que uma conta antiga não tenha sido paga e o consumidor não disponha mais de comprovante, poderá pedir para que o fornecedor prove que a conta não foi paga. A comprovação também pode ser feita por extrato bancário, em caso de débito automático
1.3 PAGAMENTO DE ALUGUEL E CONDOMÍNIO
Documento
Prazo de Guarda
Prazo de Precaução
Observações
1.3.1 Recibo de pagamento de aluguel
3 anos

Ver Código Civil, Lei 10.406/02, art. 206, § 3º, I.
1.3.2 Recibo de pagamento decondomínio
5 anos

Ver Código Civil, Lei 10.406/02, art. 206, § 5º, I. É possível solicitar à administradora do condomínio, periodicamente, uma declaração de que não existem débitos pendentes. Assim, é mantido apenas um documento arquivado
1.4 COMPRA (IMÓVEIS, BENS DURÁVEIS E NÃO-DURÁVEIS)
Documento
Prazo de Guarda
Prazo de Precaução
Observações
1.4.1 Recibo dos pagamentos das parcelas de imóvel
Até que seja feito o registro da escritura no Cartório de Registros de Imóveis


1.4.2 Nota fiscal de compra de bem durável

Prazo de garantia
Vida útil do produto
Ainda que o prazo de garantia dado pelo fabricante tenha se esgotado, alguns defeitos que não ocorrem pelo desgaste natural do bem podem surgir após a garantia, o chamado “vício oculto”. Exemplo disso é o “recall” de automóveis. Ver Código de Defesa do Consumidor, Lei 8.078/90, art. 26, § 3°
1.4.3 Nota fiscal de produtos e serviços não-duráveis
30 dias

Os alimentos são exemplo desta categoria, e a nota deve ser preservada pelo prazo da garantia legal de 30 dias (Código de Defesa do Consumidor, Lei 8.078/90, art. 26, I).
1.5 SERVIÇOS BANCÁRIOS E FINANCEIROS
Documento
Prazo de Guarda
Prazo de Precaução
Observações
1.5.1 Comprovante de depósito bancário
Não especificado

Deve-se guardar até comprovação do crédito em conta
1.5.2 Extrato bancário
5 anos

Para comprovação de pagamentos diversos (cf. CC, CTN); de salários, na falta de holerite (cf. CLT); de movimentação financeira (fisco, por exemplo)
1.5.3 Fatura de cartão de crédito
3 anos, se houver parcelamento, com relação à discussão dos juros aplicados.
5 anos, com relação a eventuais cobranças
Para faturas de cartão de crédito não há determinação legal. A Associação Nacional dos Usuários de Cartão de Crédito recomenda que elas sejam mantidas pelo mínimo de um ano, por cautela, para que o consumidor se previna contra eventuais lançamentos indevidos e/ou cobrança em duplicidade por parte das administradoras de cartões de crédito. É importante ressaltar que a pretensão de cobrança de dívidas líquidas constantes de instrumento público ou particular (que seria o caso dos cartões, pois o consumidor assina um contrato) prescreve em 5 anos (Código Civil, Lei 10.406/02, art. 206)
1.6 CONTAS E RECIBOS GERAIS
Documento
Prazo de Guarda
Prazo de Precaução
Observações
1.6.1 Carnê e/ou comprovante de pagamento deconsórcio
Até a entrega da carta de liberação da alienação fiduciária


1.6.2 Comprovante de pagamento de mensalidades escolares
5 anos
Guardar de preferência até o término do curso, após receber o certificado ou diploma
Obedece ao prazo previsto no Código Civil, Lei 10.406/02, art. 206, § 5º, I. Quando utilizado para efeito de abatimento em Imposto de Renda, deverá ser arquivado por 6 anos, juntamente com a Declaração
1.6.3 Comprovante de pagamento de convênio médico
5 anos

Obedece ao prazo previsto no Código Civil, Lei 10.406/02, art. 206, § 5º, I. Quando utilizado para efeito de abatimento em Imposto de Renda, deverá ser arquivado por 6 anos, juntamente com a Declaração
1.6.4 Comprovante de pagamento de TV por assinatura
5 anos

Obedece ao prazo previsto no Código Civil, Lei 10.406/02, art. 206, § 5º, I
1.6.5 Comprovante de pagamento de honorários de profissionais liberais
5 anosapós a conclusão dos serviços, ou após cessação do contrato ou mandato.

Obedece ao prazo previsto no Código Civil, Lei 10.406/02, art. 206, § 5º, II
1.6.6 Comprovante de hospedagem
1 ano

Cobranças referentes à hospedagem e alimentação em hotéis obedecem ao prazo previsto noCódigo Civil, Lei 10.406/02, art. 206, §1º, I
2. VIDA TRABALHISTA
Documento
Prazo de Guarda
Prazo de Precaução
Observações
2.1 Cartão do Programa de Integração Social (PIS)
Permanente


2.2 Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
Permanente


2.3 Extrato da conta vinculada do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)
2 meses

O trabalhador pode conferir a regularidade dos depósitos em sua conta vinculada através de extrato enviado à sua casa de 2 em 2 meses. Se não estiver recebendo o extrato, o trabalhador deverá informar seu endereço completo em uma agência da CAIXA ou pela Internet, no site <www.caixa.gov.br>
2.4 Holerite/recibo de pagamento de salário
Aposentadoria

Guardar até a autorização de concessão do benefício, para fazer prova de tempo de serviço e de contribuição
2.5 Guia de recolhimento previdenciário como autônomo
Aposentadoria

Guardar até a autorização de concessão do benefício, para fazer prova do tempo de serviço e de contribuição
2.6 Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho (TRCT)
Aposentadoria

Guardar até a autorização de concessão do benefício, para fazer prova do tempo de serviço e contribuição
3. PATRIMÔNIO
Documento
Prazo de Guarda
Prazo de Precaução
Observações
3.1 Escritura de imóvel
Permanente

Comprova o direito de propriedade do bem. Em caso de venda, deve ser transferido ao novo proprietário
3.2 Certificado de Registro e Licenciamento Anual (CRLV)
1 ano

Documento de porte obrigatório para o condutor do veículo, sob pena de multa e apreensão deste (Código de Trânsito Brasileiro, Lei. 9.503/97, art. 230, V). Pode ser substituído por uma cópia autenticada pela repartição de trânsito competente
3.3 Apólice de seguro(de vida, de residência, de saúde, de veículo etc.)
1 ano, após o final da vigência

O prazo é contado a partir da data de citação pelo terceiro prejudicado ou da indenização feita a este, no caso de responsabilidade civil, ou do fato gerador da pretensão, nos demais casos. Ver Código Civil, Lei. 10.406/02, art. 206, § 1º, II
4. CIDADANIA
Documento
Prazo de Guarda
Prazo de Precaução
Observações
Permanente

Se o titular deixar de votar ou justificar por três votações consecutivas, o título será cancelado. Cada turno é considerado uma votação
Erro! O nome de arquivo não foi especificado.
4.2 Comprovante de votação
Manter os comprovantes dos dois últimos sufrágios(inclusive dos turnos, se houver)

Em caso de perda dos comprovantes, é possível solicitar a qualquer Cartório Eleitoral uma Certidão de Quitação Eleitoral, que será emitida na hora, devido ao acesso direto ao Cadastro Geral de Eleitores. Para os eleitores inscritos no Estado de São Paulo, a requisição pode ser feita através da internet, no site <www.tre-sp.gov.br>
4.3 Certidão de nascimento
Permanente

Possui validade até a certidão de casamento
4.4 Certidão de casamento
Permanente

Possui validade até a certidão de óbito
4.5 Certidão de óbito
Permanente
Erro! O nome de arquivo não foi especificado.
Erro! O nome de arquivo não foi especificado.
 

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Suplementação Alimentar

ÁCIDO ALFA-LIPÓICO
            Imagine uma substância tão poderosa que pode mover-se através do corpo humano de forma rápida e indolor, unindo fissuras, acalmando a inflamação e incentivando o sistema imunológico. Imagine que esta substância realiza estes feitos surpreendentes não apenas dentro do organismo, mas também na superfície da pele. Assim é o Ácido Alfa-lipóico.
Ácido Alfa-lipóico e pele envelhecida      
            Bem, como já dito, trata - se de uma substância capaz de movimentar-se pelo organismo humano de forma rápida e indolor, reduzindo inflamações e estimulando o sistema imunológico. 
            Este ácido é uma molécula completamente natural que existe dentro de cada célula de nosso corpo. Assim como a Vitamina C, o Ácido Alfa-lipóico é bem conhecido pelos cientistas há muito tempo. Ele foi descoberto em 1951 por pesquisadores que constataram que ele era um componente essencial da parte da célula responsável pela produção de energia. Também revelaram que, quando disponibilizado de forma adicional para as células vivas, ele rapidamente entra nestas células e oferece ampla proteção contra os radicais livres.
            Sabemos que todos os antioxidantes, até certo ponto, nos protegem dos radicais livres. O que torna o Ácido Alfa-lipóico tão especial é uma pergunta que tem sido o foco do trabalho do Dr. Perricone ao longo dos últimos 10 anos, bem como encontrar os melhores usos para o Ácido Alfa-lipóico para melhorar a pele de seus pacientes. Os resultados encontrados têm sido simplesmente impressionantes.
            O Ácido Alfa-lipóico é solúvel tanto em água como em óleo; é capaz de penetrar dentro e fora da célula. Em oposição às vitaminas C e E, ele pode combater radicais livres em qualquer parte da célula e até mesmo penetrar nos espaços entre as células. Outra característica do Ácido Alfa-Lipóico é sua capacidade de afetar o metabolismo. Uma vez que o Ácido Alfa-Lipóico é encontrado naturalmente na mitocôndria - a parte da célula que é responsável pela produção de energia - ele pode literalmente aumentar a velocidade de funcionamento da célula. Um nível maior de energia permite à célula ingerir mais nutrientes, remover resíduos e substituir componentes danificados. Se o metabolismo da célula é lento, como acontece ao envelhecerhttp://www.blogger.com/blogger.g?blogID=1222087311226378#editor/target=post;postID=1750172222804648103mos, a célula não tem energia para realizar funções essenciais, como essas mencionadas acima.
            O fato é que, como uma pessoa que envelhece, uma célula que envelhece tem um metabolismo mais lento, caracterizado por uma produção decrescente de energia, o que leva a uma incapacidade da auto-reparação dos danos celulares. O Ácido Alfa-lipóico é o único antioxidante conhecido que possui a capacidade de curar a célula através de sua produção de energia.
CROMO QUELADO
Sob a forma ativa FTG (fator de tolerância à glicose), associa-se ao ácido nicotínico e aos aminoácidos, aumentando a ação dda insulina.
A indicação de Cromo quelado aos clientes portadores de distúrbios metabólicos das gorduras, permitiu significativa diminuição do colesterol (LDL).
Também é dotado de atividade nos estados pré-diabéticos, ao potencializar a ação da insulina e está igualmente ligado à regulação dos níveis de glicose.
Há casos de cura de Diabetes, ou melhoras muito significativas.
VANÁDIO QUELADO

O que é vanadio?

Assim como com o cromo, este mineral age em diversas vias metabólicas, possibilitando ao corpo, realizar algumas de suas funções.
Para que serve?

De forma semelhante ao cromo, o vanádio age melhorando a sensibilidade dos tecido à insulina, de modo que seu uso pode estar associado à elevação da massa muscular.

Dose recomendada:

  Sugere-se cerca de 30-50mg com as refeições.
Contra-indicação:

Se consumido em excesso, pode causar intoxicação, diarréia, língua verde e cãibras.

Cassiolamina (Caseolamina)

A Cassiolamina é o extrato do fruto da Cassia nomame. Ela possui forte ação inibidora da lipase (diminui a absorção e digestão da gordura), e por isso é indicada para auxiliar em regimes de emagrecimento.
A planta contém 5 compostos flavonóides com potencial para inibir a quebra e digestão de gorduras no organismo.

BENEFÍCIOS DA INIBIÇÃO DA LIPASE

- Redução da pressão sanguínea, níveis de colesterol sérico, ácido úrico e dos níveis sanguíneos de açúcares;
- Efeito positivo em alguns casos de apnéia do sono;
- Reduz a incidência de casos em que o peso perdido é ganho novamente. 
Para regimes de emagrecimento ela pode ser associada à Quitosana, Chá Verde, Laranja Amarga, Ginseng, Guaraná e Cúrcuma.

FORMAS UTILIZADAS:


- Cápsulas de Extrato Seco


Cassiolamina - Inibe a lipase, diminuindo a absorção de gordura pelo organismo.


CASSIA NOMAME EXTRACT MÍN. 8%

Conhecida mundialmente como Cassiolamina, é um extrato padronizado vegetal do fruto Cassia nomame cuja principal atividade é inibir a lipase, enzima responsável pela quebra de gordura em partículas menores que por sua vez seriam absorvidas pelo organismo.
Este produto é indicado para todas as dietas de emagrecimento, em especial para pacientes que necessitem reduzir rapidamente os níveis séricos de lipídeos.
Recomenda-se ingerir 200 a 600mg de Cassia nomame 3 vezes ao dia com água imediatamente antes das refeições.
Via Farma Distr. Insumos Farmacêuticos

BIBLIOGRAFIAS


 A Faseolamina

Sserve para uma dieta sem esforço pois permite a ingestão de carboidratos.
Provém da planta banalmente conhecida por Feijão Branco. Trata-se de uma glicoproteína que
neutraliza a atividade da enzima alfa-amilase.
Esta enzima transforma os amidos em glicose entrando na corrente saguínea, que posteriormente
será depositada sob a forma de gordura, originando a gordura localizada.
Os amidos estão presentes em alimentos como a massa, o pão e batatas, vulgarmente
conhecidos por carboidratos e necessários para que o organismo tenha energia suficiente
para funcionar devidamente.
A maior parte das pessoas que querem emagrecer tendem a retirar da sua alimentação os
carboidratos, substituindo-os por alimentos leves. O que acontece é que se a pessoa não
ingerir carboidratos, o corpo não tem energia suficiente para aguentar dietas e exercício
físico - sendo incapaz de perder calorias, ou seja, gordura.

 

Plantago ovata

O que é:

Plantago ovata é uma planta medicinal também conhecida por Psilium, que pertence a família platagiaceae que pode ser utilizada para diversos problemas de saúde. Ela ajuda a emagrecer, controlar o colesterol e atua como laxante melhorando o funcionamento intestinal.

Propriedades da Plantago ovata

Laxante, estimulante, antidiabética e sudorífica.

Para que serve a Plantago ovata

Emagrecer; prisão ventre; ajudar a controlar o colesterol; promover a sensação de saciedade; gases, diabetes tipo 2; diminuir o ácido úrico e diminui o risco de doenças do coração.

Modo de uso da Plantago ovata

Ferver 3 gramas das sementes de plantago ovata com 100 ml de água por 5 minutos. Deixar repousar até esfriar, coar e tomar a seguir. Tome 3 vezes ao dia.

Efeitos colaterais da Plantago ovata

Aumentar os níveis de sódio no sangue.

Contra indicações da Plantago ovata

Gravidez, lactação, crianças com menos de 12 anos de idade.

 

Polidextrose: 

A superfibra que ajuda á emagrecer, controla o colesterol e a vontade de comer doces


 ÓLEO DE LINHAÇA
O óleo extraído da linhaça tem funções semelhantes à semente da linhaça  quando triturada ou consumida em suas mais diversas formas. O óleo de linhaça tem muito Omega 3 o fitoestrógeno. O ômega 3 atua protegendo o coração e vasos sanguíneos, melhorando a elasticidade das artérias e a irrigação sanguínea. Isto tudo além de ser um bom antialérgico
O óleo de linhaça possui ação componentes com alguma semelhança com os estrogênios (hormônios femininos), mas a ação é bem mais atenuada que os hormônios em si. Mesmo assim o óleo da linhaça  ajuda na absorção do cálcio, o que já é um grande passo em relação à osteoporose.
A ação antioxidante contra os famosos radicais livres também é uma das funções do óleo de linhaça. O excesso de radicais livres leva a doenças degenerativas e envelhecimento precoce.
Óleo de linhaça
Óleo de linhaça
Por estes e outros motivos o óleo da linhaça é um ótimo alimento funcional que, se consumido adequadamente e com a devida orientação médica,  pode ter grande auxílio na prevenção de doenças e melhora da saúde em geral.
Mas o óleo de linhaça engorda? Bem… aí depende do quanto você o consome. O óleo de linhaça possui 9Kcal por grama, o que não é pouco. Considerando isto e o preço bem maior que outros óleos, é bom não exagerar no consumo!




O óleo de peixe

0
Esse não é um suplemento que vem à cabeça facilmente. Mas é um dos únicos que é útil para todos, não importa seu objetivo. Os ácidos graxos de cadeia longa ômega-3 contidos nele são bons para sua saúde, físico e performance.
óleo de peixe

O Básico

O óleo de peixe é composto por ácidos graxos, mas os dois mais importantes são o DHA e o EPA.
Alguns devem estar pensando que o Óleo de linhaça é tão bom quando o Óleo de peixe, pois tem a mesma quantidade de ômega-3, mas o problema é que eles não tem o EPA e o DHA. Então, quando você ingere o de linhaça, seu corpo precisa converter os ácidos de cadeia curta contidos nele para os de cadeia longa (EPA e DHA).
Infelizmente nosso corpo não é muito bom nisso, especialmente quando envelhecemos.
Há muitas outras fontes de EPA e DHA além do Óleo de peixe, como salmão fresco, o problema é que eles não são consumidos regularmente pela maioria de nós.

Benefícios para a saúde

Boas quantidades de EPA nas células facilitam a troca de nutrientes e a excreção de dejetos, tornando sua célula mais saudável. Esse ácido também é conhecido pelas suas propriedades anti-inflamatórias, sendo um ótimo fator para as juntas e sua saúde cardiovascular.
O DHA é famoso pelos efeitos no sistema nervoso. Níveis baixos desse ácido  estão relacionados à doença de Alzheimer.
Além disso, o óleo de peixe se mostrou útil para combater/prevenir as seguintes doenças: Doenças cardíacas, derrame, artrite, Parkinson, depressão, TDAH, colesterol alto, hipertensão, triglicérides alto e esquisofrenia.

Benefícios para seu físico

O óleo de peixe é conhecido por estabilizar seu nível de açúcar, o que é útil para qualquer um que queira perder gordura. Também ajuda a acelerar seu metabolismo, e a recuperar-se após um treino intenso.
Estudos mostrarm que pessoas que tomaram uma dose considerável  do óleo de peixe, perderam de 500g a 1000g de gordura por semana, sem nenhuma outra mudança na alimentação. Isso se deve ao fato da acumulação de EPA nas paredes celulares, facilitando a liberação de gordura no sangue para ser usada como energia.

óleo de peixe

Como tomar

Tenha cuidado ao comprar suas pílulas, escolha uma que contenha 30%  da recomendação diária de DHA, que é por volta de 180mg de EPA e 120mg de DHA.
Na primeira semana, tome apenas uma pílula por dia, para seu corpo se acustumar. Tome ao acordar com um copo cheio de água.
Na segunda semana aumente para duas pílulas, uma ao acordar e outra de noite.
Na terceira semana, aumente para três pílulas por dia, uma de manhã, de tarde e de noite. Essa é a dose normal recomendada.