Comentar/adicionar no Comentarium

terça-feira, 26 de abril de 2011

Alegria

Meu pai, geralmente, estava bem humorado e sempre me dizia que quando uma pessoa próxima a vc estiver triste, não deixe de falar uma palavra amiga e alegre. Temos a obrigação como seres humanos de incentivar o semelhante a continuar sua caminhada, apesar das pedras e espinhos do caminho. As pessoas esperam primeiro ganhar dinheiro, conquistar sonhos pessoais e realizar para si muitas coisas antes de agir em prol do semelhante, mas meu pai me ensinou que para fazermos o bem ao semelhante basta querermos e agirmos e Deus faz acontecer. Uma palavra amiga, uma orientação bem intencionada, cinco minutos de atenção, ou mesmo um olhar de compaixão fazem muito bem para quem está sem esperança.
Muitas vezes meu pai me levou junto com ele para eu presenciar momentos em que ele era usado para auxiliar alguém que solicitava sua ajuda. Nos mais diversos casos meu pai era solicitado a intervir: violência familiar, problemas judiciais, dificudade financeira, problemas de saúde, etc. Em todos os casos meu pai sempre tinha uma direção. É lindo ver como Deus abre nossos olhos e nos dá sabedoria para acharmos uma solução para tantos problemas quando estamos dispostos a resolvê-los.
Pois é, meu pai era assim.
Deus os abençoe e até a próxima

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Criação

Meu pai foi criado em um orfanato administrado pelo Padre Luis Capone.
Agradeço a Deus por homens como o Padre Luis que permitiu que Deus o usasse para cuidar de crianças abandonadas. O padre Luis, não foi apenas um ajudador, mas um educador, um influenciador de meu pai. O Padre Luis acreditou no meu pai e investiu seu tempo, seu conhecimento, seu dinheiro e seu amor na vida de meu pai. Não sei se o Padre Luis irá ler isso um dia, mas gostaria de deixar registrado que VALEU A PENA PADRE TER ACREDITADO NO MEU PAI LINO CORRÊA. TENHA CERTEZA PADRE QUE SEUS ESFORÇOS NÃO FORAM EM VÃO, pois sou uma prova disso. O meu pai foi um GRANDE HOMEM DE DEUS.

Portanto, não indague onde está Deus, quando você contempla a injustiça. Trabalhe pela justiça. Não pergunte onde está Deus, quando observa a violência. Semeie a paz. Não questione onde está Deus quando a miséria campeia. Utilize seus recursos para semear riquezas. Enfim, onde quer que você esteja, lembre que Deus está em você e com você. E aja como um mensageiro de bênçãos, onde estiver. Pense nisso! Pense agora e comece a demonstrar ao mundo o Deus que existe em sua intimidade.


Vale a pena obedecer e servir a Deus!

domingo, 10 de abril de 2011

Coragem

Certa vez, em um dos bailes do centro comunitário, meu pai ainda presidente do mesmo, houve um entrevero. O protagonista desta peleja era um PM de mais de 1,90m de altura. O gaudério, por ser forte e bom de briga, deu trabalho para a segurança. Depois de muitos socos, gritos e emprurrões, a turma conseguiu colocar o indivíduo em uma sala para aguardar a PM chegar. Pois bem, meu pai chegou no baile bem no momento que estavam colocando o cidadão na referida sala. Meu pai, de apenas 1,68m de altura e 64kg, foi até a sala e interviu dizendo: "deixem-nos a sós por alguns minutos". Seus amigos, logicamente, disseram que não iriam deixá-lo sozinho, pois poderia acontecer uma tragédia. Meu pai tranquilamente pediu novamente e disse para confiarem.
Seus amigos sairam da sala, porém ficaram escutando por de trás da porta, aguardando o momento em que necessitariam entrar para evitar que meu pai fosse agredido pelo PM alterado.
O gaudério alterado começou a gritar e a bater na mesa dizendo "Sou homem e exijo respeito.", meu pai disse "Assim como tu sou homem também e se quiseres respeito porte-se como homem! Sente-se nessa cadeira e converse comigo olho no olho!" Meio relutante o indivíduo resolveu sentar-se. Com os ânimos mais calmos meu pai começou a conversar com ele com o intuito de mostrar-lhe que em primeiro lugar ninguém teve a intenção de desrespeitá-lo, segundo lugar, para exigirmos respeito precisamos nos fazer respeitar e os dois sabiam que por diversas vezes o referido PM havia causado transtornos em outras ocasiões pelo mesmo motivo. Com a eloquência, poder de convencimento e sabedoria, o pai mostrou ao PM alterado que o responsável por aquele tratamento era consequência de suas próprias atitudes impensadas.
Depois de quase uma hora de conversa e certo silêncio dentro da sala, os amigos de meu pai resolveram entrar para ver o que exatamente estava acontecendo. Ao abrirem a porta viram o PM alterado chorando copiosamente.
Depois desse fato o referido PM ficou muito amigo do meu pai e começou a auxiliar nos eventos comunitário desenvolvidos no bairro.
Com isto aprendi que um verdadeiro homem é feito com princípios e valores firmados por um caráter inabalável e não por músculos e instinto violento.
Mais do que músculos e testosterona, um homem de verdade é construído com humildade, honestidade, exemplo e respeito ao próximo. Tudo isso pode ser resumido em valores ensinados por Jesus. Jesus nunca precisou dar um soco para mudar a história da humanidade. Nunca seremos iguais a Cristo, mas temos o dever de nos esforçarmos para cumprirmos seus mandamentos.
Hoje, quando penso em ter reações de violência e de irracionalidade, lembro-me, primeiramente do que Jesus nos ensina na palavra dEle. Neste instante reajo com a desculpa de que "Senhor NÃO sou Jesus e nunca conseguirei ser igual a Ele!". Contudo o Espírito Santo me lembra de como meu pai reagiu naquela ocasião, onde todos só viam a violência como forma de resolver o problema daquele PM alterado, mas meu pai conseguiu mostrar que havia outra solução MAIS INTELIGENTE E AMIGÁVEL. E, como eu, meu pai também era um homem com defeitos e nunca seria como Jesus. Apesar da sua humanidade ele conseguiu fazer diferente.
Com esse argumento e testemunho, eu tenho que admitir: "NÃO TEMOS DESCULPAS PARA AGIR COMO OS OUTROS", ou seja, podemos escolher pelo caminho de Cristo, basta queremos.
Deus os abençoe!

domingo, 3 de abril de 2011

Lição de humildade

Quando eu era criança iam muitas pessoas baterem na porta de casa pedindo trabalho, comida, etc. Por diversas vezes, quando quem batia era criança, meu pai oferecia a elas um lanche e me chamava para comer junto delas. Geralmente eram crianças sujas e mal vestidas. Durante os lanches meu pai as tratava com respeito e as aconselhava em muitos aspectos. Eu, na época sem entender o que ele tentava me ensinar, apenas observava e brincava junto deles.
Com esta atitude cresci respeitando os menos privilegiados financeiramente, mas também, e o que mais me ajudou na vida, aprendi que aqueles que aparentemente estão em melhores condições do que eu NÃO SÃO MELHORES. Portanto, cresci sabendo que meus objetivos, por mais altos que sejam, sempre poderão ser atingidos.
Em vários momentos da minha vida me disseram que eu não conseguiria atingir essa ou aquela meta, porém lenbrava da minha infância e NA HORA SABIA QUE EU PODERIA SIM, POIS O MEU PAI ME ENSINOU.
Deus os abençoe!